HISTÓRIA DA ESCOLA


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel iniciou suas atividades escolares em uma residência do Bairro Barrinha, no ano de 1940. Nessa época ela era considerada uma escola informal, pois não era, ainda, registrada ou reconhecida e não possuía essa nomenclatura.
 Passaram-se alguns anos e em 1959, em um prédio construído em um terreno doado pelo Sr. João Olegário da Silva e localizado na Rua Pio XII, o Grupo Escolar Princesa Isabel iniciou legalmente suas atividades. Nesse tempo as dificuldades eram enormes, entre elas destaca-se a travessia que os professores precisavam enfrentar para atravessar o Rio dos Sinos e chegar à escola, pois não havia ponte e precisavam atravessá-lo com a balsa. Outra dificuldade que prejudicava o bom andamento do ensino eram as enchentes que seguidamente ocorrem.
 Em 1965 houve uma grande enchente, a maior registrada até aquele momento, deixando as casas e a escola debaixo d’água. As aulas foram suspensas por vinte dias.
 O Bairro foi crescendo e com esse crescimento houve a necessidade de uma escola maior, para atender a uma grande quantidade de crianças. Por isso, por volta de 1980, se iniciou a construção de um novo prédio à Rua Mathias Muller. Em outubro de 1982 esse prédio foi inaugurado e a Escola funciona neste local até hoje.
 Em 1998, passou a funcionar junto à Escola Princesa Isabel a Escola de Educação Infantil Princesinha.
Em 2011, a Escola Princesinha foi para o prédio onde funcionava o CAICA e as salas da Escola Infantil passaram a ser ocupadas pela Escola Fundamental.
Atualmente a escola atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano, em Turno Integral.